|
|
|
Noticias |
![Graofino [hlImagen]](img.aspx?filename=Noti127.JPG&width=200) |
Um café antes das aulas
Seria capaz de dar um café ao seu filho, antes de o deixar na escola? Pois saiba que esse, afinal, pode ser um hábito saudável até para crianças. E ainda promove o rendimento escolar. «O café (forte), tomado de manhã, ajuda o cérebro a filtrar os estímulos secundários e desnecessários, promovendo assim a atenção para estímulos mais importantes. Por outro lado, se pensarmos que os estudantes são hiper-estimulados, designadamente por estímulos artificiais, esta função de filtro vai ajudar o cérebro a não se encher de lixo que, principalmente durante o sono, terá que triar e gerir.»
Quem assim «fala» é o pediatra Mário Cordeiro. No blogue espaco-esca.blogspot.com, deixa a informação aos pais: uma criança de seis anos ou mais pode (e deve) beber um café de manhã. Apenas no caso de haver uma contra-indicação específica, o que é raro, esta bebida deve ser evitada.
Para os que se questionam sobre a possível interferência no sono dos mais novos, o pediatra explica: «Às seis da tarde já não há cafeína no organismo e a criança dormirá bem... até melhor, porque o cérebro não terá demasiado "lixo" para separar e deitar fora. Incrível, não é?», pergunta o especialista.
A pergunta final faz sentido, já que, segundo os nossos hábitos, café não é bebida para crianças. Foi com essa ideia que crescemos. No entanto, pouca gente se interroga porque deixamos as crianças beber coca-cola, bebida que além do elevado teor de açúcar contem um elevado teor de cafeína, a substância estimulante que nos faz afastar o café das crianças. Café na escola No Brasil, os hábitos são outros e muitas crianças cresceram a tomar café com leite todos os dias de manhã. De há alguns anos para cá, o café foi deixando de fazer parte do menu infantil ao pequeno-almoço. Mas há quem queira recuperá-lo e o próprio estado apoiou um programa, «Café na Merenda, Saúde na escola», através do qual distribui café com leite nas escolas, no intervalo da manhã, três vezes por semana. A experiência chega este ano a um milhão de crianças. Os professores afirmam que se nota diferença nos níveis de concentração nos dias em que as crianças beberam café. E até agendam matérias novas e mais exigentes para esses dias. O médico Darcy Lima, que desenvolveu o programa e se tem dedicado ao estudo dos efeitos do café, explicou numa reportagem realizada pela TVGlobo recentemente, que «o café tem vitaminas, antioxidantes e mais minerais do que qualquer água mineral. Ferro que previne a anemia, zinco que dá energia e ajuda no funcionamento do sistema imunológico, cálcio e potássio que evitam fraqueza muscular e cansaço». E garante que o estudante que toma café tem melhor desempenho na escola.
Moderação é essencial É claro que se o café deve ser cosumido com moderação pelos adultos, muitos mais atenção deve ser dada ao seu limite diário no caso das crianças. O médico Tomas DePaulis, do Institute for Coffee Studies da Universidade de Vanderbilt, Nashville, nos EUA, afirma que o café pode ter benefícios para as crianças, mas sublinha que deve ser consumido com moderação. Também o Instituto Nacional de Saúde americano alerta para a necessidade de vigilância, afirmando que o consumo moderado é seguro mas, em excesso, o café terá efeitos negativos para as crianças. Por exemplo, a supressão do apetite e a substituição de bebidas nutricionalmente mais ricas, como o leite. |
27/11/2009 |
|